Resumo da novela “Cabocla” em 28/11: no capítulo 082(*) da novela, Justino leva Pepa até o hotel de Zé da Estação e diz que tem muito respeito por ela. Chico diz a Zuca que a espanhola está com Justino, deixando-a feliz. O coronel decide passar uma noite no hotel também, mas deixa claro que quer um quarto separado. Tobias afirma para Tomé que vai se vingar de todos que ajudaram Zuca a enganá-lo, incluindo Boanerges e Emerenciana. Luís diz a Boanerges que vai pedir a Joaquim sua parte na herança para comprar uma fazenda por ali. Tobias pede suas contas a Boanerges, que fica inconformado. Julieta fala para Mariquinha que Pepa vai acabar tomando conta da casa, deixando-a preocupada. Generosa ofende Tina e Tomé a defende. Tobias ouve Neco discursando e diz que votaria nele se ele fosse candidato. Neco se espanta. Belinha pede que o namorado se alie a Boanerges. Neco fica indignado com a proposta. Boanerges diz a Emerenciana que Tobias deve estar achando que eles o traíram. Mariquinha é fria com Tobias. Neco estranha. Tomé percebe que Tobias vai fazer alguma bobagem e decide ficar de olho nele. Belinha conta para Emerenciana que Neco ficou magoado com a sugestão dela. Xexéu diz a Justino que seu caso com Pepa pode fazer com que ele perca a eleição.
Luís desconfia, mas não diz nada. Xexéu revela a Boanerges que Justino vai deixar que Neco concorra à prefeitura em seu lugar e pergunta quanto o coronel lhe oferece para tê-lo ao seu lado. Pepa pergunta a Zuca se ela está apaixonada por Luís. Neco afirma para Mariquinha que vai lutar contra Boanerges e que ele ainda vai lhe pedir que se case com Belinha. Neco diz a Mariquinha que não quer se submeter a Boanerges. Xexéu sugere ao coronel que ele apóie sua candidatura a vereador e afirma que, em troca, pode acabar com os planos de Neco. Boanerges fica indignado com a proposta e expulsa Xexéu. Pepa confessa para Zuca que inventou que estava grávida para descobrir o paradeiro de Luís, deixando-a aliviada. Emerenciana pede que Tomé não deixe Tobias fazer nenhuma besteira. Belinha se arrepende de ter pedido que Neco se aliasse a seu pai. Luís vai visitar Zuca.
Pepa diz a Bina que nunca esteve grávida e que Luís é mesmo apaixonado por sua filha. Joaquim chega a Pau D’Alho e fica pasmo ao encontrar o advogado beijando Zuca. Luís diz ao pai que pretende se casar com a cabocla. Justino anuncia para os filhos que vai se afastar da política e sugere que Neco fique em seu lugar. Neco diz que vai pensar. Mariquinha fala para o irmão que agora ele pode se unir a Boanerges se quiser. Joaquim diz a Luís que se envergonharia de ter Zuca como nora. Bina ouve e fica muito magoada. O advogado diz ao pai que nada vai fazer com que ele mude de idéia. O Vigário tenta convencer Boanerges a se aliar a Neco, em vão. Joaquim pede a mão de Zuca em casamento em nome de Luís, mas pede que ela vá morar no Rio, junto com eles.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.