Resumo da novela “Renascer” em 05/09: no capítulo 196(*) da novela, João Pedro anuncia a nova gravidez de Sandra. Mariana tenta convencer Damião a matar Egídio. José Inocêncio recusa uma aliança com Mariana contra Egídio. Mariana usa de sedução para se aproximar de Egídio. José Inocêncio fará questão de ir ao velório de Egídio, mesmo estando numa cadeira de rodas, e deixará todos em choque ao chegar à fazenda do rival para “beber o morto”. Depois, ele terá uma espécie de “acerto de contas” diante do corpo de Egídio: “Êta, que tá pra nascer um defunto mais bonito que esse!”, ironiza. A sós com o cadáver, José Inocêncio relembra tudo o que sofreu nas mãos de Egídio, especialmente a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas): “Nem a dor de perdê um pai pode sê maior que a de tê que enterrá um filho! (…) Então não espere meu perdão, porque isso eu não tenho pra lhe dá! Mas leve a certeza que vô enterrá junto de você esse ódio que a gente alimentô esses ano tudo… é.” Por fim, José Inocêncio faz uma constatação melancólica diante de Egídio: “Agora se alguém me perguntá quem ganhô essa briga, eu num sei dizê… acho que os dois perdêmo. No fim das conta qual de nós dois é o mais infeliz?”
José Inocêncio agoniza de dor após sofrer um acidente grave e ser dado como desaparecido. Depois de ser encontrado por João Pedro, o patriarca passa a arder em febre e a sentir uma forte crise de dor. A situação angustiante de José Inocêncio deixa a família tão desesperada, que João toma uma atitude drástica.
Num rompante, ele se embrenha pela mata e vai até o jequitibá-rei no qual o pai fincou o místico facão para estabelecer sua vida. “Cadê o facão, Jequitibá Rei? D’ondé que tá o facão que painho fincô aos seus pés?” Ao enfim encontrar o que procura, João Pedro não pensa duas vezes: se ajoelha diante da árvore e retira o facão, completamente comovido pela dor do pai: “Agora você tá livre pra cumprî o seu destino, e painho vai tá livre pra seguî o dele também!”
(*) edição das novelas da Globo, “Renascer”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Renascer”: José Inocêncio chegou na zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia, e fincou um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se após o boi-bumbá passar por sua fazenda, casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.
O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, com as suspeitas recaindo sobre o próprio Inocêncio.