Resumo da novela “Renascer” em 08/08: no capítulo 170(*) da novela, Egídio intima Eliana a ir com ele ao casamento de Augusto e Buba. Rachid pergunta a Mariana se houve alguma coisa entre Dona Patroa e Norberto durante sua ausência. Damião confronta Egídio. Inácia revela a José Inocêncio que não acredita em Egídio. José Inocêncio confessa a Aurora temer que o acordo de paz promovido por Egídio seja mais uma tocaia contra ele. Damião avisa a Egídio que não fará nada contra a família de José Inocêncio. Eliana conta a Egídio que está grávida. As amigas de Buba, Janaína, Natasha, Jorge/Janaína chegam à fazenda para o casamento. As três tinham a missão de trazer o vestido de noiva, que fica esquecido no aeroporto. Buba fica arrasada e avisa que vai suspender o casório. Augusto decide ir até Ilhéus tentar recuperar o vestido. Buba não acredita ao se deparar com Meire e Humberto na fazenda de Inocêncio.
Buba experimenta o vestido de noiva que foi usado pela avó, trazido especialmente pela mãe. A peça fica perfeita e a psicóloga se emociona. Humberto e Buba conversam na véspera do casamento e ele confessa que não quer levar a filha até o altar porque sente vergonha de si próprio. Humberto pede perdão a Buba. José Inocêncio e os filhos deixam claro que não aprovam a presença de Egídio e Eliana no casamento de Augusto e Buba. Augusto se recusa a aceitar o presente de Egídio, que chega à cerimônia trazendo um cavalo de presente para o médico. Marçal ameaça atirar contra Tião e os trabalhadores, caso o grupo não deixe as terras de Egídio. Pitoco consegue convencer Tião a se retirar da roça, depois que Marçal os rende. Tião decide acampar nas roças de Egídio. Buba e José Augusto se casam.
(*) edição das novelas da Globo, “Renascer”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Renascer”: José Inocêncio chegou na zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia, e fincou um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se após o boi-bumbá passar por sua fazenda, casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.
O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, com as suspeitas recaindo sobre o próprio Inocêncio.