Resumo da novela “Renascer” em 20/05: no capítulo 102(*) da novela, Buba supõe que os pais inventaram essa farsa para não ter de lidar com o falatório dos moradores da cidade. Teca se emociona ao ouvir de José Inocêncio que deseja que a criança que a jovem espera seja dona de suas terras. Augusto tenta se aproximar de Meire para conversar sobre Buba. José Inocêncio encontra João Pedro, Sandra e Zinha.
João Pedro sente o olhar duro do pai sobre Sandra. Décio se emociona ao lembrar do amigo e Buba se revela para ele. Os dois conversam na praça da cidade e relembram as dificuldades e violência que Buba sofreu no passado. Bento revela a José Inocêncio que está gostando de Lu. Teca pede que Lu fale com Morena sobre seu desejo de morar com ela até a criança nascer.
Rachid diz a Norberto que está com saudades de Iolanda e não teme Egídio. Bento conta ao pai que está gostando de Lu. Teca conta para Lu que estudou sé até a 3ª serie e parou de ir à escola quando sua mãe morreu. Buba visita o túmulo da avó e é surpreendida com a chegada da mãe. Meire diz que sente saudades de Buba, mas não consegue entender a sua transição de gênero. As duas conversam e Meire pede perdão a filha. Lu dá um selinho em Bento, mas avisa que enquanto ele não crescer, não terão nada sério entre eles. Buba e Décio se despedem, emocionados. Lu avisa Morena que Teca pediu para morar com ela. Morena fica intrigada. Buba, acompanhada de Augusto, visita a mãe, que os recebe com hospitalidade. Meire apresenta Buba como a filha deles e Humberto ofende Buba e diz que não tem filha. Augusto intercede e Buba se impõe para o pai. Egídio volta a assediar Joana. Buba e José Augusto se beijam.
(*) edição das novelas da Globo, “Renascer”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Renascer”: José Inocêncio chegou na zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia, e fincou um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se após o boi-bumbá passar por sua fazenda, casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.
O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, com as suspeitas recaindo sobre o próprio Inocêncio.