Resumo da novela “Renascer” em 22/01: no capítulo 001(*) da novela, José Inocêncio caminha pelas terras na região de Ilhéus até que e se depara com o Jequitibá. Ele decide cravar o seu facão aos pés da árvore, selando seu destino com aquele lugar. Firmino cobra de Cândida as dívidas deixadas por seu marido. José Inocêncio é surpreendido por jagunços de Firmino e tem o corpo despelado. Rachid, o mascate que passava pelo local, também é atacado. Ele se salva ao fingir que está morto. Rachid se depara com José Inocêncio pendurado na árvore e fica em choque.
Rachid salva José Inocêncio e o deixa na porta de Cândida, que acaba abrigando o homem em sua fazenda. Inácia sente um calafrio ao ver José Inocêncio. Firmino vai até a casa de Jacutinga. José Inocêncio recebe de Inácia um colar como guia de proteção. Cândida decide ir embora e deixa sua fazenda para José Inocêncio. Passam-se três anos, e José Inocêncio está reabilitado do ferimento, com as terras de sua fazenda fortalecidas. Maria Santa observa os preparativos da festa do Boi Bumbá pela fresta da janela do quarto já que Venâncio proíbe a filha de sair de casa.
(*) edição das novelas da Globo, “Renascer”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Renascer”: José Inocêncio chegou na zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia, e fincou um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se após o boi-bumbá passar por sua fazenda, casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.
O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, com as suspeitas recaindo sobre o próprio Inocêncio.