Resumo da novela “Terra e Paixão” em 19/01: no capítulo 221(*) da novela, a intensa e conturbada relação entre Antônio (Tony Ramos) e Ramiro (Amaury Lorenzo) chegou ao ápice nos momentos finais da história. Depois de render seu ex-“patrãozinho”, que invadiu o casamento de Caio para matar Aline, o capanga se desesperou ao ver Kelvin (Diego Martins) sendo feito refém e esfaqueado por Antônio. A sequência de violências terminou em uma tragédia: Ramiro atirou e matou Antônio La Selva. Pelo crime, Ramiro foi preso e deu um beijo de despedida em Kelvin. Somente os dois filhos de Antônio acompanharam o último adeus ao pai. Na prisão, Ramiro pediu Kelvin em casamento.
A bolsa de Aline estourou ainda no altar, e a noiva foi às pressas para o hospital dar à luz logo após dizer “sim” na correria. O amor do casal protagonista gerou dois filhos lindos: Clara e Francisco.
Silvério (Samir Murad) foi preso por ter armado a fuga de Antônio. O filme de Tadeu (Cláudio Gabriel) foi um sucesso, mesmo com o diretor preso por participação na morte de Sidney (Paulo Roque). Herdeiros da fazenda, Caio acolheu uma ideia de Petra (Debora Ozório), que pretende transformar a mansão La Selva em uma clínica psiquiátrica especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência. Além disso, os dois seguirão tocando os negócios relativos à plantação.
De quebra, a caçula da família ainda foi pedida em casamento por seu grande amor, Hélio (Rafael Vitti)! Fugitiva da polícia, Irene (Gloria Pires) voltou à Nova Primavera e fez uma visita ao túmulo de Antônio La Selva para uma despedida. Depois, surgiu no Rio de Janeiro, fazendo compras em grifes de luxo e com um verdadeiro galã ao seu lado, interpretado por Rodrigo Lombardi, em participação especial. Além disso, o casal adotou um bebê, a quem Irene deu o nome de Daniel.
Lucinda (Débora Falabella) voltou para casa após meses em coma e para viver a cada dia seu grande amor por Marino (Leandro Lima). Graça (Agatha Moreira) ficou grávida de Jonatas (Paulo Lessa). Luana (Valéria Barcellos) enfim venceu o processo e consegue herdar oficialmente o Naitendei. Angelina (Inez Viana) de fato envenenou Agatha (Eliane Giardini), mas não como legítima defesa, e sim de maneira consciente. E quem empurrou a vítima da escada não foi Antônio, e sim Gentil (Flávio Bauraqui). Em uma conversa confidencial, os dois amigos detalharam a dinâmica do crime. Os tiros, como já se sabia, foram disparados por Irene.
Luigi (Rainer Cadete) e Anely (Tata Werneck) terminaram juntos e foram para a Itália, mas seguiram vivendo à base de trambiques. Os dois foram vítimas de um conhecido do italiano, mas também seguiram a aplicar pequenos golpes no Velho Continente. A novela termina com o emocionante casamento de Ramiro e Kelvin, a dança de Lucinda e Marino e um show na boate.
(*) edição das novelas da Globo, “Terra e Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Terra e Paixão”: Aline vive ao lado do marido Samuel e do filho João. Após um atentado em sua casa, vê-se sozinha com o menino diante das terras deixadas pelo marido. Aline aprende a plantar com a ajuda de Jonatas, um amigo fiel. Além de contar com ele, tem ao seu lado sua mãe. Aline se aproxima dos irmãos Caio e Daniel, filhos do poderoso fazendeiro Antônio, com quem precisa brigar para manter suas terras. Ao lado dos dois rapazes, descobre sentimentos novos. Antônio La Selva é casado com Irene com quem tem dois filhos, Daniel e Petra. Ele foi muito apaixonado por Agatha, com quem teve Caio, e culpa o rapaz pela morte da mãe no pré-parto.