Resumo da novela “Tieta” em 13/12: no capítulo 009(*) da novela, Timóteo reclama das dívidas com Elisa. Aída conta ao marido que Perpétua queria lhe falar algo de Carol, mas que o padre não deixou. Ricardo sonha com Carol, Zuleika e outras mulheres. Em seguida, ajoelha no milho. Elisa some. Modesto vai à casa de Perpétua para saber o que ela ia falar, mas Timóteo os interrompe. Modesto fica esperando Perpétua e descobre a caixa que ela guarda no armário. Elisa, desnorteada, passa pelo circo onde Bafo de Bode dorme. Todos se organizam para procurar Elisa. Carmosina e Milu confortam Tonha. Tonha encontra Elisa na praia. Elisa diz à mãe que não sabe por que faz essas coisas. Tonha a consola. Elisa volta para casa. Zé Esteves ameaça bater nela, mas Tonha a defende.
Perpétua critica Tieta, mas Carmosina a defende. Elisa pede desculpas a Timóteo. Modesto propõe a Perpétua que ela não fale a Aída sobre Carol, e ele não contará a todos o que ela guarda na caixa. Carmosina mostra a Ascânio que sua propaganda sobre Santana do Agreste saiu no jornal. Ele e os amigos ficam em êxtase. O cheque de Tieta não chega no dia certo. Perpétua briga com Carmosina, porque ela não a deixa ver as cartas que chegaram. Carmosina desconfia que algo aconteceu com Tieta. Elisa se arrepende de ter mentido para Tieta sobre a morte de seu filho. Todos na cidade falam sobre como Tieta era. Ricardo comenta que não conhece a tia. Perpétua pede ajuda do filho, em segredo. Ela e Ricardo vão para Esplanada. Modesto fala de Tieta para Carol, curiosa. Na volta, Perpétua acusa Timóteo de ter desviado o cheque para pagar a promissória do banco. Osnar defende Timóteo, dizendo que lhe emprestou o dinheiro. A família toda escreve cartas a Tieta. Passa-se um mês sem que ninguém tenha recebido notícias de Tieta. Perpétua diz que a irmã morreu e que pode provar isto.
(*) edição das novelas da Globo, “Tieta”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Tieta”: Vinte e cinco anos depois, a família Esteves depende financeiramente de Tieta, que perdoou a família e os ajuda todo mês. A única informação sobre ela é de que se casou com um industrial milionário, o Comendador Cantarelli e prosperou com um negócio de luxo na capital paulistana. Quando as cartas de Tieta param de serem enviadas, Perpétua e Zé Esteves presumem que a mesma está morta.
No dia em que está sendo celebrado uma missa em sua homenagem, Tieta retorna, rica e triunfante, decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. Tieta diz que veio para ficar e muda a rotina de todos os moradores de Santana do Agreste. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, movidos pela ambição em sua fortuna ou atraídos por sua exuberância. Tieta percebe que nada mudou na cidade, que permanece parada no tempo, e que todos continuam hipócritas.