Resumo da novela “Tieta” em 23/12: no capítulo 016(*) da novela, Marcolino chega na marinete. Marcolino diz a Tieta que as terras do Mangue Seco pertencem à família Antunes, mas ninguém os conhece. Tonha, com a roupa que Tieta lhe deu, vai à quermesse e Zé Esteves ameaça bater nela. Zé Esteves rasga a roupa de Tonha e Tieta discute com ele. A quermesse continua. Todos reparam a minissaia que Leonora está usando.
Carol não vai à quermesse. Ascânio bate no motorista que estava agarrando Leonora e depois diz a ela que acha sua roupa indecente. Ela não concorda e pede a Ascânio que vá embora, mas, em seguida, troca a roupa e o procura. Osnar dança com Tieta. Carmosina, bêbada, rasga a blusa de Osnar, chamando-o de imoral. Depois, ela chora e pede a Tieta que a leve dali.
Carmosina diz a Tieta que está muito envergonhada. Leonora fala para Ascânio que se decepcionou com ele e acha melhor que a amizade deles termine. Leonora chora e Ascânio fica triste. Carmosina diz à Tieta q ainda é virgem. Milu entrega um pacote a Marcolino. O padre recebe o dinheiro da quermesse e diz que não é suficiente para a compra do turíbulo. Marcolino passa pela “Mulher de Branco”, mas não a nota. Jairo sai à procura de Carmosina, que não chegou em casa. Marcolino ouve gemidos, vai ver o que está acontecendo e é jogado no chão. Ele grita e Tieta pensa que é Carmosina.
(*) edição das novelas da Globo, “Tieta”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Tieta”: Vinte e cinco anos depois, a família Esteves depende financeiramente de Tieta, que perdoou a família e os ajuda todo mês. A única informação sobre ela é de que se casou com um industrial milionário, o Comendador Cantarelli e prosperou com um negócio de luxo na capital paulistana. Quando as cartas de Tieta param de serem enviadas, Perpétua e Zé Esteves presumem que a mesma está morta.
No dia em que está sendo celebrado uma missa em sua homenagem, Tieta retorna, rica e triunfante, decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. Tieta diz que veio para ficar e muda a rotina de todos os moradores de Santana do Agreste. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, movidos pela ambição em sua fortuna ou atraídos por sua exuberância. Tieta percebe que nada mudou na cidade, que permanece parada no tempo, e que todos continuam hipócritas.