Resumo da novela “Tieta” em 24/12: no capítulo 017(*) da novela, Tieta quer sair à procura de Carmosina, mas Perpétua afirma que o grito foi de homem, e não deixa. Jairo tranquiliza Milu sobre o sumiço de Carmosina. Cinira e Tonha também somem e Ricardo e Cosme estranham encontrar Amorzinho na rua. Osnar e Amintas encontram Marcolino caído no chão, desnorteado e sem calça. Tonha, Carmosina e Cinira voltam para casa. Cinira e Carmosina não acreditam na história da Mulher de Branco e Milu suspeita delas. Amintas conta a Juracy que o marido dela foi atacado pela Mulher de Branco. Marcolino se recusa a contar o que aconteceu. Ricardo inventa que Marcolino sujou a calça e teve que emprestar uma do major. Cosme repreende Ricardo por ter mentido. Tieta entrega a Ricardo o embrulho que ela trouxe de São Paulo. Modesto está na casa de Carol, quando Letícia bate na porta.
Osnar pergunta a Carmosina se ele a magoou. Ela diz que não e pede para ele esquecer o assunto. Tieta e Ricardo entregam o turíbulo ao padre. O padre agradece muito a Tieta. Modesto se esconde no armário e Carol recebe Letícia, mas a manda logo embora. Tieta aconselha Carmosina a declarar seu amor a Osnar. Cinira e Amorzinho descobrem o turíbulo e depois contam à Perpétua, que se queixa com padre Mariano. Todos repercutem o presente de Tieta. Modesto e Coronel da Tapitanga temem perder o prestígio. O coronel convida Tieta para jantar em sua casa e ela exige a presença das suas cunhãs à mesa. Os amigos falam sobre a influência de Tieta e incentivam Ascânio a falar com ela sobre o plano de turismo dele. Ascânio compartilha seus sonhos com Tieta e Leonora fica decepcionada que Ascânio não foi vê-la. Zé reclama com Tonha e disputa com Timóteo quem vai pedir dinheiro a Tieta primeiro. Modesto proíbe Letícia de visitar Carol. Perpétua manda Ricardo agradecer a tia novamente. Tieta pede a Ricardo que passe um creme nas suas costas
(*) edição das novelas da Globo, “Tieta”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Tieta”: Vinte e cinco anos depois, a família Esteves depende financeiramente de Tieta, que perdoou a família e os ajuda todo mês. A única informação sobre ela é de que se casou com um industrial milionário, o Comendador Cantarelli e prosperou com um negócio de luxo na capital paulistana. Quando as cartas de Tieta param de serem enviadas, Perpétua e Zé Esteves presumem que a mesma está morta.
No dia em que está sendo celebrado uma missa em sua homenagem, Tieta retorna, rica e triunfante, decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. Tieta diz que veio para ficar e muda a rotina de todos os moradores de Santana do Agreste. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, movidos pela ambição em sua fortuna ou atraídos por sua exuberância. Tieta percebe que nada mudou na cidade, que permanece parada no tempo, e que todos continuam hipócritas.