Resumo da novela “A Usurpadora” em 17/04: no capítulo 024(*) da novela, Paulina tenta explicar a história dos cheques a Carlos Daniel, mas não o convence. No banco, mais uma surpresa: quando o gerente lhe mostra os cheques, ela descobre que a verdadeira Paola está muito perto dela. Na verdade, Paola está no litoral na companhia de Alexandre Farina, mas o milionário já não está nos seus planos pois ela não pretende se dedicar a um homem inválido. Paulina se sente ameaçada pela sósia e decide escrever-lhe pedindo que a deixe em paz. Apesar de todos os seus problemas, Paulina está determinada a salvar Estephanie do inferno em que ela transformou sua própria vida. Ela conversa seriamente com Willy e lhe oferece um carro novo caso ele se reconcilie com a mulher e a faça voltar a trabalhar na fábrica. Quando Estephanie fica sabendo do presente de “Paola”, se enfurece ainda mais e conta para Dona Piedade que Paola e Willy são amantes.
Ao saber do envolvimento entre Paola e Willy, Dona Piedade decide que Estephanie e o marido não podem mais continuar morando na mansão dos Bracho, mas Paulina faz Vovó Piedade mudar de idéia e promete ajudar Estephanie. Mais uma vez, conversa com ela e tenta convencê-la a mudar seu jeito de ser e sua maneira de vestir. Desta vez, ela decide ouvir os conselhos da “cunhada” e se transforma completamente. A mudança espanta a todos e deixa Willy deslumbrado, fazendo com que renasça a paixão que estava adormecida e os dois juram que vão tentar salvar o casamento. Cacilda, uma das empregadas da mansão, surpreende Paulina durante um pesadelo que pode comprometê-la. Rodrigo continua irredutível e se recusa a voltar para a fábrica. Nos Estados Unidos, o milionário Douglas Maldonado admite, numa conversa com seu empregado de confiança, que está apaixonado por “Paola”. Verônica, a nova secretária da fábrica, é também o novo pesadelo de Paulina. Ela teme que a moça lhe roube o amor de Carlos Daniel, que ficou deslumbrado por ela. Paulina procura Donato e revela a ele o seu segredo.
A revelação de Paulina de que não é Paola e sim uma usurpadora deixa Donato chocado. Ela conta em detalhes como tudo aconteceu e pede a ele que guarde seu segredo. No litoral, Luciano Alcântara procura a verdadeira Paola, se apresenta como primo dela e envolve Alexandre num plano diabólico. Dona Piedade percebe que Adelina também suspeita que “Paola” é outra mulher. Verônica e Carlos Daniel estão cada vez mais próximos. Paulina descobre que ele a levou para casa e percebe que está perdendo-o. A situação da fábrica melhora a cada dia e Paulina se transforma no cérebro da empresa. Patrícia recebe a notícia de que Rodrigo está internado e que seu estado inspira cuidados. Estephanie passa mal e desmaia. Ao tentar reanimá-la, Paulina diz que ela pode estar grávida. Paulina e Verônica se encontram e a conversa não é nada amigável.
Rodrigo volta para casa, mas se recusa a reassumir seu cargo na fábrica. Apesar dessa atitude, ele é obrigado a admitir que graças a “Paola”, os problemas da fábrica foram resolvidos. Paulina conversa longamente com Viviana e tenta abrir os olhos da moça para que ela não se deixe levar pelas promessas de Willy. O interesse de Carlos Daniel por Verônica é tão visível que Dona Piedade logo percebe o que está acontecendo entre eles e previne Paulina sobre o perigo que essa mulher representa. Lalinha comete a indiscrição de ler uma carta que Douglas Maldonado enviou para “Paola”, onde o jovem milionário confessa o quanto ela é importante para ele. A data para que a verdadeira Paola volte para ocupar o seu lugar na mansão dos Bracho se aproxima e Paulina está cada vez mais angustiada. O plano de Luciano Alcântara para tirar dinheiro do milionário Alexandre Farina fracassa e ele decide então voltar a chantagear Paulina, exigindo dela duzentos mil dólares para continuar calado. Carlos Daniel, que há muito tempo vem sentindo a falta do amor de “Paola”, acaba se aproximando de Verônica, que não resiste ao charme do patrão e se deixa levar. Os dois acabam se beijando.
(*) edição das novelas do SBT, “A Usurpadora”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Usurpadora”: As irmãs gêmeas Paola e Paulina foram criadas separadas e sem o conhecimento da existência uma da outra. Um dia, quando o destino as une novamente, Paola vê na descoberta uma solução perversa para resolver seus problemas. Nem tudo sai como Paola planeja: depois de ser desmascarada pela sua enfermeira Elvira, ela sofre um terrível acidente e fica entre a vida e a morte. Só então ela se dá conta de tudo que fez, e pede perdão a Paulina. Paulina, com seu bom coração de irmã, a perdoa do fundo de seu coração, os Bracho esquecem todo o mal que ela os infringiu e a perdoam, só então Paola morre. Leda viaja para a Europa, Estephanie fica louca e Willy é preso. Após se ver livre da cadeia através da ação de seu advogado, Paulina primeiramente hesita, e quase se casa com Edmundo Serrano, mas finalmente ela e Carlos Daniel se casam, trazendo a tão sonhada paz a família Bracho.