Resumo da novela “Cabocla” em 07/01: no capítulo 116(*) da novela, Belinha garante a Boanerges que vai se casar com quem ele quiser. Emerenciana diz a Boanerges que não vai perdoá-lo se Belinha for infeliz. O Vigário pergunta a Belinha se ela tem certeza do que está fazendo. Belinha garante que sim. Macário pede a mão de Belinha em casamento em nome de seu filho e ela aceita. Boanerges e Macário comemoram. Generosa teme que haja fofoca sobre o relacionamento de Mariquinha com Tobias. Neco começa a discursar para os caboclos com toda a vontade. Belinha diz a Ritinha que quer que Neco a veja de aliança no dedo. Neco confessa para Zaqueu que não suporta pensar em Belinha noiva de outro. O Vigário não gosta de saber que Mariquinha está pensando em se casar sem o consentimento de Justino, mas Neco garante que não há problema. Boanerges fala para Zé e Bina que Luís não está mais doente. Joaquim conta para Edmundo que Luís já marcou a data do casamento, mas fala que não vai poder ir porque vai estar em lua-de-mel com Pequetita. Boanerges começa a fazer política com seus aliados, com bons resultados. Belinha fica feliz em ver seu pai satisfeito. Luís tem um acesso de tosse e começa a passar mal.
Emerenciana percebe que Luís está com febre. Zuca recebe uma carta de Joaquim dizendo que abençoa o casamento. Luís não se conforma de ter voltado a ficar doente. Zuca diz a Bina que não quer se casar com o mesmo vestido que ia usar para se casar com Tobias, para não dar azar. Zaqueu percebe que Justino não se conformou com o casamento de Mariquinha e acha que ele vai fazer algo para impedi-lo. Julieta afirma para Pepa que o casamento de Mariquinha vai ser triste, pois ela vai se casar sem a benção do pai. Maria pergunta a Emerenciana se ela acha certo Luís se casar com Zuca estando doente. Emerenciana garante a Maria que Luís não tem nada de grave. Belinha encontra Neco e o trata friamente. Neco fica triste, mas disfarça. Zaqueu conta para Neco que o fato de Justino não ter aceitado o casamento de Mariquinha e Tobias está fazendo com que ele perca votos entre os caboclos. Dr. Teles explica para Emerenciana que Luís não está nada bem e vai precisar de muitos cuidados. Neco pede que Justino perdoe Mariquinha. Justino perdoa a filha, mas diz a Neco que não vai abençoar o casamento dela com Tobias. Luís pede que Boanerges não conte para Zé e Bina que ele está doente de novo.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.