Resumo da novela “Cabocla” em 10/01: no capítulo 119(*) da novela, Nastácio conta para Neco que Belinha adorou a carta que recebeu do filho de Macário. Neco fica preocupado com a possibilidade de Belinha se apaixonar pelo noivo. Generosa percebe que Tobias não está muito animado com o casamento e se dá conta de que ele ainda não esqueceu Zuca. Boanerges conta para Luís que Zuca está querendo ficar ao seu lado. Zuca fala para Bina que não pode viver sem Luís. Boanerges fica feliz ao saber que Belinha gostou da carta que recebeu do noivo. Neco fala para Justino que acha que Mariquinha vai fazer uma besteira casando com Tobias, pois ele ainda gosta de Zuca. Justino ameaça matar Tobias. Tobias confessa para Mariquinha que tem pensado em Zuca. Belinha sonha que seu noivo é Neco. Tina aconselha Mariquinha a não desistir de Tobias. Generosa avisa Neco que Mariquinha vai ficar falada se não se casar com Tobias. Luís sugere que Belinha peça um retrato a seu noivo. Mariquinha diz a Neco que vai se casar com Tobias e fazer com que ele esqueça Zuca. Mariquinha e Tina se casam com Tobias e Tomé. Justino se recusa a ir ao casamento e fala para Neco que Mariquinha não é mais sua filha.
Boanerges fica furioso por não ter sido convidado para o casamento de Tobias. Luís não sente melhora nenhuma depois de duas semanas de cama e começa a se desesperar. Emerenciana pergunta a Luís se não seria melhor que ele fosse para a Suíça se tratar. Bina e Zé decidem deixar que Zuca vá para a fazenda de Boanerges. Emerenciana fala para Boanerges que eles precisam avisar Joaquim sobre o estado de Luís, para que ele decida o que fazer. Xexéu e Macário distribuem os santinhos para o povo durante a festa do casamento de Mariquinha. Neco vê e fica revoltado. Justino bebe e decide acabar com a festa. Belinha sonha com a próxima carta de seu noivo. Xexéu diz a Macário que não pode responder à carta enquanto não tiver um retrato do filho dele. Macário confessa que seu filho está se recusando a colaborar, mas garante que vai dobrá-lo. Boanerges descobre que Macário e Xexéu estão distribuindo seus santinhos e decide ir até a festa impedi-los. Justino diz a Boanerges que pretende matar Tobias e ameaça matá-lo também. Justino atira, mas não acerta Boanerges. Boanerges luta com Justino e o deixa desacordado. Ele leva Justino para a casa dele, mas encontra dois de seus capangas.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.