Resumo da novela “Cabocla” em 21/01: no capítulo 128(*) da novela, Justino perdoa Mariquinha e a aceita de volta. Pepa conta para Neco que acha que está grávida. Luís se preocupa por não ter recebido nenhuma resposta de Zuca. Tobias diz a Zuca que cometeu um erro ao se casar com Mariquinha. Zuca deixa claro para Tobias que não está interessada nele. Bina aconselha Tobias a esquecer Zuca. Boanerges manda que Macário apresse a vinda de Gustavo, pois quer que ele se case logo com Belinha. Zuca conta para Tobias que pegou a doença de Luís, deixando-o muito abalado.
Belinha e Emerenciana não entendem como Neco conseguiu trocar uma carta de Gustavo pela sua. Justino diz a Pepa que não vai agüentar ver Mariquinha infeliz por causa de Tobias. Edmundo fala para Luís que ele está quase curado. Luís insiste para que Pequetita pare de cuidar dele e saia em lua-de-mel com Joaquim. Pequetita planeja apresentar Luís para uma amiga e tentar fazer com que ele esqueça Zuca. Luís escreve outra carta para Zuca. Neco toma posse da prefeitura. Os caboclos ficam ressentidos por não terem sido convidados para a festa. Neco manda outra carta para Belinha em nome de Gustavo. Tina pensa em Tomé. Tobias começa a beber demais. Bina queima a outra carta de Luís.
(*) edição das novelas da Globo, “Cabocla”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cabocla”: Luís Jerônimo é um jovem mulherengo, descobre que está com uma lesão no pulmão e decide passar uma temporada na fazenda de um primo em Vila da Mata, o coronel Boanerges. Ele logo se encanta por Zuca. Eles enfrentarão muita resistência por conta de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. Pepa, apaixonada por Luís, se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Paralelamente a esse embate, acontece o amor entre Belinha e Neco. Ela é filha de Boanerges e Emerenciana; ele, de Justino. Em meio a tudo isso, eis que os sentimentos de Mariquinha, filha do coronel Justino e irmã de Neco, por Tobias afloraram, fazendo-os viverem um quarteto amoroso ao lado de Zuca e Luís Jerônimo. No decorrer da trama, Tomé desiste de esperar Rosa e se apaixona por Tina, porém acaba morrendo, vítima de um assassinato, e deixa Tina viúva e grávida dele.