Resumo da novela “Tieta” em 14/01: no capítulo 032(*) da novela, o padre diz a Ricardo que precisa ouvir sua confissão. Tieta diz que Ricardo não pode contar tudo, e ela resolve conversar com o padre. Helena relata a Ascânio sua briga com Rafa. Ele pede para Rafa ficar, mas ela vai embora. Leonora e Carmosina aflitas na expectativa se Ascânio leu ou não a carta. Helena vê Ascânio com a carta. Ascânio desconversa a respeito da carta e diz que Rafa foi mesmo embora. Modesto e Marcolino debatem a quem pertencem as terras do Mangue Seco. Silvana pede a Dário para lhe ensinar a mergulhar. Helena procura a carta e Ascânio a flagra. Ascânio arranca a carta da mão de Helena, que implora para ele não ler, em vão. Ascânio fica perplexo com o conteúdo. Carmosina e Leonora ansiosas para saber se Ascânio já leu a carta.
Tieta pede a Perpétua para convocar a família para uma reunião. Ascânio manda Helena embora. Ascânio diz a Helena que leu na carta que seu amante a abandonou e por isso ela voltou. Ela tenta negar, mas Ascânio não a ouve e ela vai embora. Peto convoca a família para a reunião e todos ficam angustiados sem saber seu motivo. Helena é escorraçada da casa de Ascânio. Aída pede explicações a Modesto sobre o bumba meu boi, mas ele apenas grita com ela e nada explica. Juracy exige explicações sobre o sumiço do bumba meu boi dela. Silvana discute com Marcolino e depois se queixa com Dário e Laura. Helena pede abrigo a Elisa, mas Timóteo não permite a hospedagem de Helena. Helena vai à pensão de Milu, e Carmosina mente que não há vagas. Cinira conta a Tieta e Leonora que Ascânio expulsou Helena de casa. Helena se abriga no bar, enquanto está aberto.Ricardo tenta namorar, mas Tieta ela fica pensando em Helena, com pena. Tonha pensa em Arturzinho. Tieta pede a Carmosina para aceitar Helena na pensão.
(*) edição das novelas da Globo, “Tieta”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Tieta”: Vinte e cinco anos depois, a família Esteves depende financeiramente de Tieta, que perdoou a família e os ajuda todo mês. A única informação sobre ela é de que se casou com um industrial milionário, o Comendador Cantarelli e prosperou com um negócio de luxo na capital paulistana. Quando as cartas de Tieta param de serem enviadas, Perpétua e Zé Esteves presumem que a mesma está morta.
No dia em que está sendo celebrado uma missa em sua homenagem, Tieta retorna, rica e triunfante, decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. Tieta diz que veio para ficar e muda a rotina de todos os moradores de Santana do Agreste. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, movidos pela ambição em sua fortuna ou atraídos por sua exuberância. Tieta percebe que nada mudou na cidade, que permanece parada no tempo, e que todos continuam hipócritas.